domingo, 26 de abril de 2009

II Encontro de Prefeitos da Região Centro-Norte em Tocantínia

Aconteceu ontem, 25 de abril, o II Encontro de Prefeito da Região Centro-Norte em Tocantínia.
O evento foi para discutir, juntamente com a sociedade, sobre a ponte sobre o Rio Tocantins ligando as cidades de Tocantínia à Miracema e sobre o término da rodovia TO-010, onde possui um trecho de apenas 7 km passando dentro da área indígena.
Foi discutido também a pavimentação asfáltica da TO-010 até a cidade de Pedro Afonso, interligando dessa forma todas as cidades da margem direita daquela região. A construção da rodovia facilitaria a escoação da produção de grãos, principalmente a soja, encurtando a distância à capital, já que os munícipes daquela região são obrigados a darem uma volta de mais de 300 km por Guarái ou Araguaína.
Durante o evento, os índios xerentes informaram que nunca foram contra o progresso e que são favoráveis ao término do trecho que passa dentro da aldeia e que a ponto seja construída na cidade de Tocantínia, assim como desejam todos os prefeitos que estavam no evento.
Um dos principais pontos do encontro foi para tentar sensibilizar as autoridades sobre a importância da interligação daquela região, principalmente porque a prefeitura de Lajeado exige que a ponte seja construída naquela cidade. Os prefeitos reunidos no encontro alegam que se isso acontecer, as mais de 65 mil pessoas que fazem parte da regiao centro-norte continuarão no isolamento, pois os carros seriam desviados e passariam apenas por lajeado e miracema.
A Consultins pariticipou do evento, onde apresentou para alguns prefeitos maneiras de como gerir os gastos públicos e como conseguir recursos federais.
O evento contou com prefeitos das cidades de:
Tocantínia, Miranorte, Recursolândia, Centenário, Palmas, Pedro Afonso, Rio Sono, Goiatins, Aparecida do Rio Negro e Lizarda. A prefeita de Lajeado não compareceu ao evento.
Ainda estiveram presentes várias autoridades como o Senador João Ribeiro, Leomar Quintanilha, Deputado Marcelo Lelis, Luana Ribeiro, João Oliveira, Sandoval Cardoso, procuradores, ex-prefeito de Lajeado, Junior Bandeira, ex-vereadores e secretários.

Por Junior Abreu

Nenhum comentário: